cover
Tocando Agora:

Locutor no Ar

announcer
... ... ...

A produção de recursos didáticos autorais na educação infantil

Na Escola Magnus Domini, brincar é coisa séria! A Educação Infantil da Escola Magnus Domini valoriza o lúdico como ponto de partida e linha de chegada de s...

A produção de recursos didáticos autorais na educação infantil
A produção de recursos didáticos autorais na educação infantil (Foto: Reprodução)

Na Escola Magnus Domini, brincar é coisa séria! A Educação Infantil da Escola Magnus Domini valoriza o lúdico como ponto de partida e linha de chegada de suas práticas pedagógicas. Isso significa dizer que a relação com a aprendizagem se organiza de forma significativa e divertida. Ao brincar, as crianças desenvolvem habilidades emocionais, cognitivas e motoras; aprendem enquanto brincam, brincam ao aprender. Nessa relação de reciprocidade única, a escolha do recurso didático se apresenta como peça-chave no desenvolvimento das aulas. Um simples cabo de vassoura, por exemplo, pode virar um cavalo em uma história fantástica, ou um bastão em uma atividade de coordenação motora, pode ainda, ser a parte que faltava para completar uma forma geométrica riscada no chão. A Equipe Docente da Magnus Domini entende o potencial pedagógico de recursos como esses, ao assumir que tais materiais são capazes de transformar a sala de aula e, por assim dizer, a aprendizagem dos estudantes. “A simplicidade preenche e encanta. Não há limites para a criação.” Trata-se, assim, de afinar o olhar e buscar ideias nos objetos do cotidiano. O que posso fazer com uma caixa de sapato? Que destino posso dar para as embalagens descartáveis da minha casa? Surgem, nesse contexto, cenários para teatro de fantoches, tijolos para construção da casa dos Três Porquinhos, pinos de boliche para desafios matemáticos, jogos da memória de todo o tipo… Brincadeiras e jogos não só ajudam na socialização, mas também na resolução de problemas e no desenvolvimento da comunicação global dos estudantes. Divulgação Magnus Domini Com efeito, a transformação de recursos é constantemente incentivada na Magnus Domini. Na preparação das aulas, questiona-se: O material irá atrair a atenção dos estudantes? Será capaz de explorar de forma visual o conhecimento proposto? Será manipulado pelas crianças? Com qual intencionalidade? Promoverá a interação entre elas? Ampliará seu repertório sensorial? As possibilidades são infinitas! Ao exercitar a criatividade na própria construção das práticas de sala de aula, o professor Magnus incentiva a curiosidade das crianças. O concreto emerge na cena didática e a imaginação convoca uma ação: a criança explora; e enquanto explora, interage; e ao interagir, descobre todo um universo. O uso de recursos didáticos autorais faz da Magnus Domini uma escola que oferece um ensino diferenciado. Seu potencial pedagógico ganha ainda mais força quando apresenta o recurso humano como papel intransferível. Entra em cena o professor-personagem: são heróis, cientistas, bichos de estimação, seres mágicos ou contadores de história. Todo o trabalho da escola é respaldado pelo exercício do planejamento aula a aula, descrito e compartilhado com a equipe, com clareza na linguagem e no propósito de desenvolver, gradativamente, a confiança e a autonomia das crianças, preparando-as para um futuro brilhante. Quer conhecer mais sobre a Escola Magnus Domini? CLIQUE AQUI @magnusdomini